O jogo foi furioso e foi uma excelente estreia de Mineiro a que teve o Galo, com o time buscando a vitória a todo tempo e mostrando que time grande tem que ir para o ataque, e o Galo foi. Com o domínio total da partida o Galo teve seus problemas originados em setores que já conhecemos bem e que a muito vem sendo apontados como o problema maior do time, que não foi resolvido até hoje e não se sabe quando será resolvido, se o for. Arrumado o problema, aconteceu o óbvio, o time do Galo se tornou uma máquina tanto para o ataque quanto para a defesa, eles iniciarão com o pé esquerdo!
Defesa
A defesa com Wesley e Réver fazendo o papel de centrais, lembrando que Réver esbanjou qualidade em várias lances de efeito durante a partida, mostrando seu alto nível e técnico. Rycharlison atuando de cabeça-de-área foi consistente o suficiente para segurar o Funorte que prezou jogar pelos contra-ataques. Junto a isso houve também Serginho fazendo o apoio e primeiro combate revezando com Rycharlison, que também apoiava o ataque. No segundo tempo houve mudanças e Leandro passou a ficar fixo na defesa dando um pouco mais de liberdade a Rycharlison, que com isso teve um grande ganho no seu rendimento. Renan Ribeiro não foi muito exigido tendo discreta aparição, tirando o gol, as outras grandes chances do Funorte foram jogadas fora.
Lateral
Enfim nós vimos novamente que realmente não tem solução para a atual lateral atleticana, fraca, não defende nada nem ninguém e se tiver que apoiar o ataque é uma lastima total. O Galo teve dois tempos muito diferentes e eles foram bem caracterizados pelo funcionamento do setor. Enquanto Cruz estava em campo. Serginho e Rycharlison estavam limitados no meio-campo, quando improvisado Serginho foi para o lugar de Cruz e Leandro fixou-se na defesa, o time fluiu e os meias mostraram seu futebol. Não adianta insistir, a solução é achar um lateral que saiba fazer seu papel, pois o nosso melhor jogador no setor é um volante.
Meio-campo
O meio-campo trabalhou bem, não em sua totalidade, mas fez boa parte de seu papel, Renan Oliveira demorou para aparecer no jogo, só aconteceu aos 17', porém antes mesmo de acabar o primeiro tempo seu rendimento voltou ao lastimável. Rycharlison revezou no regular junto a Serginho durante o primeiro tempo todo, que no meu ponto de vista devido a incompetência dos laterais que matam o jogo de ambos, já no segundo tempo, com Serginho ensinando a Cruz como se joga na lateral, a dupla de volantes passou a desempenhar um grande futebol, com direito a jogadas de efeito. como a virada de jogo de Rycharlison chutando de rosca, fenomenal.
Rcardinho fez uma partida também regular à boa, travou o jogo em diversos momentos que não deveria o ter feito, apresentou nítida melhora em seu condicionamento físico, inclusive com ganho de velocidade. Chamou atenção em sua participação a jogada ensaiada em cobrança de falta que de forma muito inteligente jogou a bola sobre a barreira num "chuveirinho" não aproveitado por Tardelli. A surpresa no meio-campo foi a excelente participação de Wesley com sua grande velocidade e chutes venenosos, continua assim no Brasileiro também, aí é melhor o Renan tomar cuidado, o banco está esperando ele.
Ataque
O ataque no primeiro tempo não funcionou na hora do último passe, o trio Renan, Tardelli e Jobson ia muito bem até a hora de fazer o gol, mas na "hora h" o tiro falhava. Eles alternaram posição frequentemente para confundir os marcadores, mas paravam em sua própria incompetência. No segundo tempo, já começou turbinado com a dupla Wesley e Magno Alves, esse último que tomou a "ponta" (irônico) de Jobson e jogou muito, rapidamente empatou o jogo para o Galo. Mancini veio mais perto do fim do jogo mas não fez menos, mostrou vontade e futebol, Tardelli que se cuide, tem lugar no banco para ele também.
Pitaco
O time não foi aquilo tudo que os atleticanos esperavam, mas ficou claro que jogou para ganhar desde o começo do jogo e que postura defensiva não foi o que buscava o Galo, seguiu no literal a ideia de que time grande tem que jogar para frente e sempre para ganhar. Dorival optou começar a partida com um 4-3-3 com Rycharlison ficando no apoio da zaga e Serginho no apoio do ataque. No segundo tempo esse desenho se manteve mas os atores mudaram, com Ricardinho no meio e Serginho na lateral, Leandro fixo e Wesley subindo para o ataque formando um 3-1-3-3, a direita atacando muitoe Ricardinho no apoio de Rycharlison.
O Funorte fez frente ao Galo com um forte setor defensivo, aonde eles investiram toda sua força, o goleiro também se destacou em vários momentos o qual se inclui a cobrança de pênalti na qual ele foi muito bem, mas Tardelli conseguiu ser um pouco melhor e marcou seu tento e a vitória do Galo, o Caixa ficou feliz. Apesar da retranca do Funorte, faltou ao Galo a qualidade no ataque na hora da decisão, foram erros que não podem ser cometidos quando se tem uma chance clara de gol, como o do citado lance da jogada ensaiada, uma dessa tem que ser gol e sem "coré coré".
Outra coisa boa que foi vista é que o banco do Galo parece estar no nível do time títular, pelo menos até o que foi mostrado durante esse período de pré-temporada até esse jogo. Entraram aqueles que estavam no banco e o rendimento do time não caiu, o ataque ficou até mais presente, mas isso já coloco na conta da alteração na lateral. Para aqueles jogadores que gravam o jogo para verem depois, espera-se empenho ou em breve teremos mudanças no time caso continue assim.
Todos os jogos, públicos e rendas do Atlético na Arena MRV
-
*Atualizado até 03/05/2024*
*Arena MRV inaugurada em 27 de agosto de 2023 - Capacidade: 46.000
torcedores*
*Retrospecto:* 20j-14v-3e-3d-38gf-15gs
*Púb...
Há 6 meses