Uma vitória que traz alívio para um time que deveria estar buscando o título, tirando todas as explicações de um "porquê" o time estar assim, assim seria uma forma de definir esse elenco. O time do Guarani resistiu bastante, o Galo atacou muito, errou além do que poderia e só de fato apartir da metade do segundo tempo para frente em que conseguiu de fato dominar o jogo, até então estava numa situação não tão confortável e presenciando tentativas ousadas por parte do adversário. Um jogo de poucas faltas e lances polêmicos marcou à 14ª rodada do Brasileirão 2010.
Em sua totalidade a defesa cometeu alguns erros que acabaram por sendo corrigidos, jogando com três zagueiros, o Galo tentou suprir a falta de Zé Luis, já que esse não possui um substitu imediato. Esse pode ser Jataí, que foi alvo de críticas em outros jogos, mas que nesse em particular esteve muito bem. Fábio Costa que não foi exigido com defesas tão difíceis manteve sua regularidade saindo de campo com boa atuação. O trio da zaga que cometeu erros durante o jogo acabou se acertando com uma inversão de posições e melhorando no decorrer da partida.
Outra coisa que chamou a atenção na partida contra o Guarani foi a presença e estréia de Rafael Cruz no time, lateral direito que foi contrato mas acabou indo para tratamento de uma lesão. Com o terceiro cartão de Diego Macedo acabou vendo sua imenente estréia e deixando feliz com certeza quase toda a Massa. Rafael Cruz demonstrou excelente futebol na partida de hoje, passes, cruzamentos, lançamentos, dribles, avanços sobre a defesa, jogadas de linha de fundo, apoio a defesa. Pelo futebol apresentado no jogo de hoje é mais que justo que o jogador receba mais oportunidades para demonstrar mais de seu futebol, pelo jogo de hoje, ele é o novo dono da vaga.
No meio-campo tivemos a falta de Zé Luis que passou por cirurgia e está em recuperação. Viu-se também outra grande partida de Serginho, que em alguns lances mostrou todo a categoria de seu futebol e a força de suas investidas contra a defesa. Precisamente falando num lance de arrancada contra a defesa pelo meio, e em outro onde realiza um lançamento certeiro para a área, executado com o peito de pé "roçando" a bola mas que não foi bem aproveitado. Já o garoto João Pedro que vinha fazendo excelentes partidas não foi bem hoje, errou demais no primeiro e acabou sendo substituído.
Do ataque pouco se pode falar no primeiro tempo que não seja as boas investidas de Neto Berola formando dupla com Rafael Cruz, tormento para a defesa do Guarani. Tardelli passou toda a etapa apagado, sem muito aparecer e Diego Souza não fez muito mais que isso. No segundo tempo a coisa foi um pouco diferente, Tardelli começou a aparecer mais e acabou convertendo dois tentos, Neto sai e Obina Entra e esse acaba com o jejum e marca o seu 13º gol na temporada. Com a saída de Neto, que na minha opinião divide com Rafael Cruz o prêmio de melhor em campo o time perdeu um pouco na velocidade, passando estritamente para o lateral atleticano a função de velocidade do time.
A saída de Neto não agradou muito a torcida pois esse estava jogando muito bem, correndo e convertendo muitas de suas jogadas no ataque, que não foram aproveitadas por quem na área estava, e até mesmo voltando com velocidade e vontade para ajudar a defesa roubando inclusive algumas bolas. Luxa deve ter tido seus motivos para tal, creio que tenha sido por um motivo especial, mas erro grotesco foi a presença de Ricardinho na lateral esquerda. Luxa cometou ou um ato de deseperado ou de amadorismo ao colocar o jogador mais lento do time em tal posição, o resultado foi uma festa que poderia ter acabado mau para o Galo.
Com o resultado de 3 à 0 o time do Guarani havia já desistido da partida e se preoucupava mais em não levar mais gols, o time do Galo deu uma maneirada em seu ritmo e começou inclusive a fazer corpo mole. Numa dessas bobeiras acabou levando um gol infantil que de forma alguma poderia ter levado e ao contrário disso deveria sim é ter feito mais. O saldo de gols do time não é bom e a equipe não pode fica se dando ao luxo de tomar tais gols, o Guarani com um a menos deveria ter estimulado o time a querer fazer mais gols, até mesmo quem sabe dobrar o placar. Erro grotesco do time, o saldo de gols pode ser fator decisivo para que o time saia ou fique no Z4 na próxima rodada.
Falando em especial do trio Diego Tardelli, Diego Souza e Obina. Ao que aparenta coisas mudam para eles, Tardelli esteve sim um pouco mais motivado hoje, mas está ainda aquém do que foi ano passado, precisa de mais raça pois é exemplo do time para a torcida. Diego Souza está melhorando sua condição física e Obina que ficou 4 meses parados ainda tem nítidas dificuldades, mas ambos está notavelmente melhores do que em jogos anteriores. Com o tempo o atrevimento e a individualidade deles irá brilhar, e aí podemos esperar muito.
Todos os jogos, públicos e rendas do Atlético na Arena MRV
-
*Atualizado até 03/05/2024*
*Arena MRV inaugurada em 27 de agosto de 2023 - Capacidade: 46.000
torcedores*
*Retrospecto:* 20j-14v-3e-3d-38gf-15gs
*Púb...
Há 6 meses