Venho rapidamente questionar acontecimentos ocorridos esse ano no Galo que muito me intrigam, relativo a venda e compra de jogadores, no caso as vendas de Obina, Diego Souza e Tardelli e a compra de Guilherme e o motivo que me faz escrever esse texto, a proposta para a compra de André. Para clarear as idéias os valores são os seguintes, 2,5 milhões de euros, 2 milhões de euros e 5 milhões de euros, depois 6 milhões de euros (até o momento é a segunda contratação mais cara do futebol brasileiro) e uma proposta de 3 milhões de euros por André, os valores estão posicionados respectivamente. Obina não era do Galo, Souza foi vendido só para recuperar o investimento feito, de Tardelli o Galo detinha 62,5% do passe, de Guilherme o Galo comprou 50% e por André também busca 50% do passe, então aí começa minha dúvida sobre isso, o Galo teria feito cerca de 8 milhões de euros na venda dos três e estas gastando cerca de 9 ou 10 milhões de euros na compra de 2.
Souza não mostrou futebol no Galo, não se sabe o motivo, então é um nome que não conta, porém Tardelli e Obina sim fizeram, formaram sem dúvida a melhor dupla de ataque ou uma das melhores duplas de ataque do Brasil em 2010 e Tardelli já vinha de uma temporada boa em 2009, os números mostram isso. O problema ao meu ver é que Guilherme em nenhum momento de sua carreira foi melhor que Obina ou Tardelli, os números também mostram, e André foi bem no Santos mas não teve o mesmo desempenho no exterior. Em minha opinião foi uma troca de uma excelente dupla, que já tinha jogado junto e que estava a ponto de bala, amigos e que tinha grande apoio da torcida, tudo para dar certo, já Guilherme veio sobre descontentamento da torcida e ainda o tem, André chega para render algo no segundo turno, se render algo.
A questão é, porque não se fez um esforço para manter Tardelli e Obina, que já estavam acostumados com o time, a cidade, a torcida, que estavam tendo sucesso no Galo, veja que o Galo fechou 2010 com 12 milhões de lucro e ainda recuperou os quase 3 milhões de euros de Diego Souza, o que dá no total algo entre 7 à 8 milhões de euros. Imaginemos então que o Galo compre os direitos de Obina, sobrariam algo em torno de 4,5 à 5,5 milhões de euros, mais o dinheiro que veio da venda de Kleber (mais 2,4 milhões de euros) e o dinheiro que entra no decorrer da temporada, o Galo poderia ter oferecido uma boa compensação a Tardelli, relativa ao montante que ele receberia pela negociação, pago o restante dos direitos (47,5%) através de parceria e com um aumento de salário mantido dois grandes jogadores no Galo por um valor que não seria maior que 8 milhões de euros, lembrando que se André vier, o Galo terá gasto 10 milhões de euros nos dois e sendo dono de apenas 50% dos direitos de cada, fora salário. Então vendo isso eu me pergunto, que tipo de matemática é essa Kalil, que você e Maluf andam fazendo e vendo como vantajosa ao Galo? Trocar 100% e 62,5% de duas certezas que custariam algo em torno de 8 milhões de euros por 50% de dois jogadores incertos que custarão 10 milhões.
Todos os jogos, públicos e rendas do Atlético na Arena MRV
-
*Atualizado até 03/05/2024*
*Arena MRV inaugurada em 27 de agosto de 2023 - Capacidade: 46.000
torcedores*
*Retrospecto:* 20j-14v-3e-3d-38gf-15gs
*Púb...
Há 6 meses